Dilma e Obama se comprometem a acabar com visto obrigatório

WASHINGTON - Os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama se compromoteram nesta segunda-feira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem a necessidade do visto, conforme antecipou em seu site o jornalista Ancelmo Gois. Em comunicado conjunto dos dois presidentes, divulgado após evento bilateral, eles afirmam que trabalharão "em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável".

Dilma e Obama aproveitaram a ocasião para discutir o programa-piloto "Global Entry", que facilita a passagem pela imigração norte-americana de brasileiros que viajam frequentemente aos EUA a trabalho. Se o passageiro for aprovado no Global Entry, evita as filas de controle de passaportes e pode procurar quiosques automatizados que ficam antes da área de imigração nos aeroportos daquele país.

Os dois presidentes elogiaram os esforços de ambos os governos para facilitar as viagens. Obama recordou ainda sua instrução de que seja acelerada em 40%, nesse ano, a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil.

EUA vão abrir consulado em Belo Horizonte e Porto Alegre

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também anunciou pela manhã a abertura de dois novos consulados dos EUA no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. A medida visa a acelerar e facilitar a concessão de vistos a turistas e empresários, estreitando as relações econômicas entre os dois países.

- Os EUA estão abrindo dois consulados no Brasil. São exemplos de nossa relação ampla, derrubando barreiras, tornando mais faceis as viagens - afirmou Hillary, ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, ao abrir o seminário "Brasil-EUA: parceria para o século 21", que reúne mais de 400 convidados na Câmara de Comércio Americana.

A desburocratizaçao da concessão de vistos americanos é uma das demandas do empresariado brasileiro, como forma de facilitar as parcerias econômicas entre Brasil e EUA.

No encontro dos presidentes, foi lançado oficialmente o projeto-piloto para simplificação de entrada de brasileiros que não ofereçam risco à segurança nacional americana, que não terão mais de passar pelo guichê de controle de passaporte (controle por máquina).